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Título : Criatividade Aberta : a experiência do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do Ministério Público de Pernambuco
Autor : SOUZA, Manuella Gama de
Palabras clave : Criatividade e Inovação; Redes de negócios; Parcerias
Fecha de publicación : 29-jun-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Manuella Gama de. Criatividade Aberta: a experiência do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do Ministério Público de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A criatividade é o componente que aprimora a capacidade de inovar das organizações, onde os insights e as ideias são de importância crucial para manter sua vantagem competitiva seja no acréscimo no faturamento, no caso das empresas, seja na melhoria da prestação de serviços à sociedade, no caso do setor público. Para alcançar a inovação as organizações estão, de maneira crescente, fazendo o uso de abordagens mais abertas consideradas um caminho novo para atingir níveis mais altos de inovação. Nessa direção, este trabalho objetivou entender como ocorre o processo de geração de ideias através do fenômeno da Criatividade Aberta. Como passo anterior a inovação, a criatividade tem um papel importante neste panorama, sendo assim é relevante sua discussão. Para tanto, foi feito um levantamento teórico acerca dos conceitos criatividade, inovação, inovação aberta, redes e laços fortes e fracos que deram suporte ao entendimento sobre a ideia de Criatividade Aberta. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo de estudo de caso único, os dados e informações foram coletados através de dezesseis relatos de entrevistas semiestruturadas, realizadas a partir da experiência do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios, do Ministério Público de Pernambuco (MPLabs - MPPE) localizado na cidade do Recife-PE, através de acesso aos respondentes pela técnica bola de neve e análise documental. Os achados indicam que a Criatividade Aberta emerge da interação constante entre os atores proporcionando um compartilhamento de recursos, habilidades, capacidades, expertises e conhecimentos através de atores diversos. Essas ações acontecem através da emergência de redes caracterizadas por laços fortes e fracos por meio de parcerias que estão contidas em um contexto presencial e virtual, formal e informal. Além disso também foram encontradas evidências empíricas que apontam para a ocorrência de ações e práticas de Criatividade Aberta no campo onde se realizou o estudo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52515
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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